Aprenda já!

  • Apresentação
    • Plano de ensino
    • E-book Fake News e educação para as mídias
    • Slides da apresentação
    • Vídeo de apresentação
  • Aula 1
    • Slides da aula 1
    • Videoaula 1 - Comunicação e Educação: um campo de interface
  • Aula 2
    • Slides da aula 2
    • Videoaula 2 - Mídia-educação e suas abordagens teórico- práticas
  • Aula 3
    • Slides da aula 3
    • Videoaula 3 - Mídia como espaço do saber e o combate à desinformação como exercício da cidadania
    • Podcast 1
  • Aula 4
    • Slides da aula 4
    • Videoaula 4 - Internet, Mídias e Fake News
  • Aula 5
    • Slides da aula 5
    • Videoaula 5 - Fake news e os diferentes tipos de desinformação
  • Aula 6
    • Slides da aula 6
    • Videoaula 6 - Fact-checking: técnicas e ferramentas de checagem de fatos
    • Podcast 2
  • Aula 7
    • Slides da aula 7
    • Videoaula 7 - Como elaborar um Projeto de Mídia-educação de combate à Fake News
  • Aula 8
    • Slides da aula 8
    • Videoaula 8 - Análise crítica de produtos de mídia com ênfase na checagem de fatos
  • Aula 9
    • Slides da aula 9
    • Videoaula 9 - Oficinas de produção midiática
    • Podcast 3
  • Considerações finais
    • Slides das considerações finais
    • Video das considerações finais
    • Avaliação
    • Estudo de caso

Descrição do curso

Notícia real ou fake news? 

Este curso tem como objetivo central entender como a Educação para as Mídias e uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) nas práticas pedagógicas, especialmente, no Ensino Médio, podem contribuir para frear a disseminação de fake news. 

Diante da produção e difusão desenfreada de conteúdo na web nos questionarmos constantemente sobre a veracidade de tudo aquilo que nos chega. Em paralelo, em sala de aula, o desafio do professor diante de jovens alunos nascidos na revolução digital torna-se ainda maior. Afinal, como formar cidadãos críticos face à desinformação e seu impacto na vida em sociedade?  

Neste curso você vai aprender a trabalhar a educação para leitura crítica da mídia; a relação estreita entre redes sociais e notícias falsas; técnicas e ferramentas de checagem de conteúdo; elaboração e gestão de projetos de mídia-educação na escola e, uso das TDICs no enfrentamento à desinformação. 

No atual cenário de desconfiança face à informação, a utilização de tecnologias da informação no combate à propagação de conteúdos falsos torna-se uma importante ferramenta pedagógica de intervenção social. Este curso, contribui, assim, à formação e à atuação de professores na compreensão do impacto formativo/educativo das mídias e seus desdobramentos além dos muros da escola. O professor, enquanto mediador em sala de aula, tem um papel fundamental: educar com, para e pelas mídias.

Categoria: Curso livre

Informações gerais

Conteúdo
  • Conceito de mídia-educação.
  • Educação para leitura crítica da mídia.
  • Educação com, para e pelos meios de comunicação.
  • O campo da Comunicação e Educação e suas aproximações.
  • Conceito de mídia-educação.
  • Relação entre acesso à informação, democracia e cidadania.
  • Consumo de notícias, desconfiança do público e pensamento crítico em sala de aula.
  • Internet, redes sociais e fake news.
  • Técnicas e ferramentas de verificação e checagem de conteúdo.
  • Diferença entre fato, opinião e ficção.
  • Produção de conteúdo versus jornalismo.
  • Tipos diferentes de desinformação.
  • A importância da checagem de conteúdo.
  • Técnicas e ferramentas de fack-checking e verificação.
  • O papel do cidadão na produção, recepção e disseminação de notícias.
  • Gestão de projetos de mídia-educação em sala de aula.
  • Uso das TDICs no enfrentamento à desinformação.
  • Práticas pedagógicas e uso das TDICs no enfrentamento às fake news.
  • Etapas de um projeto de mídia-educação.
  • Educação para leitura crítica da mídia.
  • Produção midiática (oficinas de audiovisual, podcast etc).
Objetivo

Entender como a Educação para as Mídias e o uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) nas práticas pedagógicas, especialmente, no Ensino Médio, pode contribuir para frear a disseminação de fake news. 

 

Compreender como as abordagens da mídia-educação em sala de aula contribuem no combate à desinformação e ao exercício da cidadania.

 

Aprofundar os principais conceitos de desinformação e conhecer ferramentas e técnicas de fact-checking (checagem de conteúdo).

 

Elaborar um projeto de mídia-educação de combate às fake news para capacitar os alunos a lidar com a desinformação, enquanto receptores e/ou emissores (produtores de conteúdo).

Público-alvo

O curso contribui para atualização de conhecimentos de educadores, gestores, pedagogos e demais profissionais da educação no que se refere ao melhor uso das tecnologias da comunicação nas atividades em sala de aula, inclusive para aprender técnicas e ferramentas eficientes de checagem de fatos. Além disso, compreender como estruturar e colocar em prática um projeto de mídia-educação com ênfase no combate às fake news é uma maneira que esses profissionais têm de se manter atualizados sobre as mudanças impostas pelas ferramentas de comunicação vigentes e de expandir suas oportunidades profissionais no mercado de trabalho.

Metodologia

São apresentados neste curso 11 vídeos. Sendo um de apresentação, nove de conteúdo didático e prático e um de considerações finais. As videoaulas tratam do conteúdo teórico e dão ênfase para a aplicação prática da técnica. Cada videoaula possui, em média, 15 minutos e a apresentação e considerações finais, cerca de 5 minutos cada.

Os podcasts variam a duração entre 15 e 20 minutos. São apresentados como conteúdo complementar para você consumir quando e onde quiser. Em formato de bate-papo, os três podcasts trazem conteúdo complementar ao apresentado nas videoaulas e na apostila.

O estudante tem acesso a um e-book, com todo o conteúdo tratado nas videoaulas e nos podcasts, com ainda mais profundidade. O material inclui muitas referências, dicas de leitura, sugestões de vídeos para conhecimentos complementares e a referenciação teórica, base de todo o conceito que envolve este assunto. O e-book foi escrito com uma linguagem acessível e descontraída, para que leitura seja agradável e eficiente.

Os slides são outro conteúdo oferecido para o estudante, caso ele queira rever detalhes do que foi exibido nas videoaulas. 

Todos os detalhes do curso podem ser conferidos no plano de ensino, que traz os temas apresentados, quantidade de horas, referência ao professor e as referências consultadas.

Ao final de todo o percurso de aprendizagem, para o recebimento do certificado, será preciso fazer a avaliação, formada por perguntas objetivas. São oito questões divididas em nível fácil, médio e difícil e totalizam 8,0 pontos. A segunda avaliação é proposta por um estudo de caso, que discute com mais detalhes, a possível resolução de um problema. Esta atividade vale 2,0 pontos. Para o recebimento do certificado, o estudante deve alcançar a média 6,0.

Durante todo o curso, o educando tem à disposição, tutores formados na área e com experiência de mercado para sanar as dúvidas. O contato é feito pelo e-mail [email protected].

Professores

Aline Horn é doutora em Comunicação pela Universidade de Lyon 2, na França. 

É jornalista e mestra pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Atua com produção de conteúdo digital para plataformas digitais e mídias sociais. Além do mercado de trabalho, possui vasta experiência na área de ensino e pesquisa sobre Mídia-educação e Jornalismo digital. 

É autora do livro “Educomunicação e atuação do jornalista na Televisão”. 

Comece agora

Matricule-se agora
R$ 210,00 R$ 99,00
R$ 210,00
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